HGG: parte de teto desaba, emergência suspensa e pacientes transferidos

 

Chove no interior do Hospital Geral de Guarus (HGG), parte do forro de gesso de uma das enfermarias desabou, outros pontos do hospital tem água em razão de goteiras e pacientes foram levados provisoriamente para os corredores nesta quarta-feira (20) de chuvas. Muitos pacientes serão transferidos para a Santa Casa de Misericórdia. O diretor do Hospital, Dante Pinto Lucas, informou ao Blog do Elton Cabral que não poderia deixar pacientes em enfermarias que têm buracos no teto e outros pontos alagados, por isso acionou a Defesa Civil para um parecer sobre quais as áreas da unidade devem ser interditadas. Além disso, Dante prevê que o atendimento na emergência clínica do hospital pode ser suspenso em razão desse quadro. Os setores mais afetados foram UTI, quarto de descanso dos médicos, Clínica Médica, Pediatria,  Laboratório, Ambulatório e Sala de Cirurgia. Membros do Conselho Municipal de Saúde estão no local acompanhando a situação.

O Blog obteve algumas fotos do hospital. Nelas, há buracos visíveis no teto de uma enfermaria.

O socorro da Santa Casa ao HGG é dado no mesmo dia em que os hospitais filantrópicos, inclusive a própria Santa Casa, são colocados contra parede pelo líder do Governo na Câmara, vereador Genásio (PSC), que declarou que os hospitais contratualizados terão que detalhar os gastos com dinheiro público. 

Dante informa ainda que há atualmente cerca de 50 pacientes internados no HGG dependem de transferência.

PROBLEMA NO TELHADO 

O médico Dante Pinto Lucas disse que passa por um dia tenso no HGG e aponta o telhado como o maior problema na unidade.

"Esse problema do telhado é antigo, atravessa vários governos. Trata-se, possivelmente, de um erro no projeto do hospital", afirma Dante, que acrescenta que uma licitação já foi feita e em breve deverá ser solucionado o maior problema do hospital.

"Chamei a Defesa Civil porque não iria deixar pacientes em enfermarias com buracos no teto. Acho que não dá para manter a emergência clínica funcionando. Por outro lado, tenho certeza que em breve o governo vai solucionar isso, pois uma licitação já foi feita", destacou o diretor do hospital. 

NOTA DA PREFEITURA:

Não procede a informação de interdição do HGG por parte da coordenadoria de Defesa Civil. Devido às fortes chuvas desta quarta (20), o forro de uma enfermaria do Hospital Geral de Guarus  (HGG) sofreu dano. Imediatamente a coordenadoria de Defesa Civil foi acionada para vistoria do hospital, ocasião em que foi identificada a necessidade de remanejamento dos pacientes deste setor, que foi interditado. A Secretaria de Saúde entrou em contato com a Santa Casa que se prontificou a receber estes pacientes. Importante ressaltar que atualmente a unidade passa por intervenção, inclusive com reforma total do telhado - intervenções estas que nunca aconteceram desde a inauguração da unidade. A Defesa Civil segue monitorando e agindo sempre que acionada.  O órgão vem monitorando outros pontos e, para acioná-lo, a população deve entrar em contato com os números (22) 981758512 ou 199.

Comentários